Dermacamp

Depoimentos

Boa noite, Dr. Samuel! Como conversamos no hospital, estamos encaminhando um breve relato da experiência das nossas filhas Laura e Luísa, portadora de vitiligo sobre o Dermacamp 2014. Elas voltaram muito entusiasmadas com tudo, a organização, o pessoal, as brincadeiras, as atividades propostas e, principalmente, com a troca de experiências e o contato com pessoas em condições diferentes das delas, chegaram a falar: “mãe a nossa manchinha não é nada, tem crianças bem piores que a gente”. Ou seja, esse contato fez elas pensarem a respeito das suas condições e comparar com a de outras, mesmo na condição de criança. Mas não é apenas comparação, é o desenvolvimento da compaixão, de se por no lugar do outro, de dar e receber força, apoio. Nós pais ficamos extremamente gratos e surpresos com o retorno delas, pois voltaram felizes e mais conscientes do tratamento, presenciando situações bem mais complexas. A animação é tanta que estão dispostas a perder uma atividade, onde elas dormem na Escola, para participar do Dermacamp deste ano. Desde já agradecemos por tudo e parabenizamos pela iniciativa, antes de tudo, HUMANITÁRIA! Abraços
Roberta e Ricardo
Pais da Laura e Luísa
Olá meu nome é Thiago, eu sou irmão da Letícia, ela é portadora de psoríase, esse problema deu nela quando ela tinha 7 anos, e o mais difícil foi o preconceito. Imagina uma criança de 7 anos de idade perder a maioria dos amigos, foi o que aconteceu com a Letícia, muitas mães proibiam seus filhos de conversar, brincar com ela, até mesmo os amigos tinham preconceito. Com tudo isso acontecendo, a Letícia foi ficando triste, ela não queria ir a escola mais, não gostava de sair de casa...Ela também não gostava mais de usar short, saia, vestido, essas roupas que mostram os braços e as pernas, só usava calça, blusa de manga comprida. Até que, em uma consulta médica, a dermatologista dela indicou o projeto Dermacamp e falou que seria muito bom para ela. Aí meus pais entraram em contato com o Dr. Samuel e com a Dra. Maria Helena e contaram a história dela, e eles fizeram um convite para ela participar do projeto. Na hora que meus pais deram a noticia para a Letícia, ela ficou super feliz, ela só falava sobre o Dermacamp...o tempo foi passando, até que marcaram uma reunião e meus pais e minha irmã foram, nesta reunião a Letícia já começou a fazer novas amizades. Alguns dias após a reunião meus pais ligaram para o Dr. Samuel e perguntaram se eu também poderia participar e ele aceitou, na hora fiquei super feliz. Pra mim foi uma honra participar do projeto e do acampamento e ainda mais sendo um ano de comemoração de 10 anos do projeto. Até que chegou o dia mais esperado por mim e pela Letícia, o dia de ir, arrumamos tudo e fomos. No primeiro dia do acampamento estávamos meio quietos, com um pouco de vergonha, mas depois fomos nos soltando. O acampamento é muito bom, a gente lá e esquece de todos os problemas que temos, lá nos divertimos muito, fazemos novas amizades, interagimos com outras pessoas, e o que eu mais gostei é que lá ninguém tem preconceito. Depois que a Letícia participou do acampamento ela mudou completamente, ela voltou a ser uma criança como todas, voltou a usar short, camisetas, voltou a gostar de ir a escola, adora passear... até eu mudei muito. O projeto Dermacamp foi muito bom para todos nós, ajudou muito nossas vidas. Hoje a Letícia tem 9 anos, é uma criança muito feliz, a vida dela é falar sobre o Dermcamp, e os melhores amigos nossos agora são o pessoal do projeto. Obrigado Dermcamp Agradecimentos: Dr. Samuel Henrique Mandelbaum Dra. Maria Helena Mandelbaum Dra. Lucia Bentes Rose Calixto e família E a todo pessoal do projeto que nos deu a maior força.
Thiago Valdomiro
Irmão da Letícia
As visitas ao acampamento contribuíram para que sua autoestima melhorasse 100%: “Quase não saía de casa e costumava usar muitas roupas. Aqui aprendi a ser mais sociável e a não ter vergonha de mim”.
Emelly
Participante
“O DERMACAMP proporcionou a nossa filha a oportunidade de se descobrir e com isso lidar com o pré-conceito, ocupando seu lugar na sociedade e buscando seus direitos” “Vivíamos uma deficiência, e quanto mais pensávamos em sua cura, maior ela ficava, o DERMACAMP nos mostrou que tudo que nossa filha queria era brincar e ser criança, e com a felicidade ela superava as dores, assim percebemos que viver cada etapa do nosso crescimento é a preparação para uma maturidade plena, então deixamos de cativar a deficiência e passamos a acreditar no potencial humano que todos possuem para superar todas as dificuldades.”
Luiz Carlos Martins
Pai da Emelly
Eu já reclamei muito da vida por ter uma doença de pele pensava que só eu tinha e q nunca iria ser como as outras pessoa lembrando que essa doença me acompanha desde minha Infância, já sofri muito pré conceito, hoje em dia eu agradeço por tudo mais tudo mesmo apenas Deus viu que sou Capaz de suportar tudo isso e melhor ainda foi quando conheci minha segunda Família DERMCAMP onde aprendi muito.Onde aprendi que não existe ninguém melhor que ninguém somos todos lindo por dentro e por fora e cada um com seu toque especial. Essa doença já me prendeu muito já evitei sair na rua para não ser alvo de risos alheios camiseta bermudas nem pensar! Com o passar do tempo tudo mudou Graças a Deus e ao DERMCAMP Percebi que nada iria valer mais a pena do que viver como qualquer outra pessoa nesse mundo. Agora ninguém segura Gildete faço curso Trabalho não deixo o meu esporte preferido CAPOEIRA. Obs: Ja estou quase me formando em Tc-de Radiologia ai q tdo rsrs Hoje olho para trás e vejo nada me torna melhor e nem pior q ninguém. Quero agradecer aos meus Pais Luciene Jorge a minha irma Gisele minha segunda família DERMACAMP que também me acompanhou e me acompanha ate hoje . SOU MUITO FELIZ POR TER TODOS VCS NA MINHA VIDA. Que sempre acreditaram no meu potencial.
Gildete Neves
Paticipante
Prezada Maria Helena, Fico muito contente em saber que tudo deu certo, estas crianças mais uma vez graças a este lindo projeto puderam ser “crianças” em sua plenitude, livres de pré-conceitos que as acompanham praticamente todos os dias. Sou apenas uma formiguinha, pois esta causa já foi abraçada pela diretoria da RESP e por todos os dermatologistas que tomam conhecimento do projeto. A minha satisfação é imensa em poder ajudar na organização deste acampamento e podem ter certeza que sempre poderão contar com a equipe da RESP, o Reginaldo e a Isabela também se empenham muito para que tudo saia perfeito.
Deise S. Lira Marques
Gerente SBD
Enviar mensagem
1
Seja bem-vindo ao Dermacamp
Olá
Como podemos te ajudar?